Sobre mim

O melhor aprendizado é o que se vê na prática

  “O melhor aprendizado é o que se vê na prática”- Eliana Pontes

    Todos nós podemos praticar cidadania realizando projetos em comunidades ou escolas.

    Com o meu projeto Uma Escritora na Escola (nome do livro sobre as minhas visitas nas escolas) faço encontros culturais para aprimorar a comunicação através da leitura. Devemos trabalhar para incentivar o prazer e não a obrigação de ler algo. É importante quebrar a distância entre o “inatingível escritor” que já tem seus livros publicados e um “mero aprendiz” adolescente. Pretendo mostrar ao jovem aluno o seu potencial intelectual e criativo, fortalecer sua confiança e autoestima para aprender a lutar respeitando o próximo e defendendo seus direitos com argumentos plausíveis.  A leitura de um livro para ser completo tem que ser vivenciado em seus vários ângulos de aprendizado.

Neste espaço também apresento minhas visitas em eventos que envolvem a música , o meio ambiente, grupos de terceira idade e outros movimentos culturais. É uma forma de trazer opções positivas para enriquecer o conhecimento e mostrar a minha convivência com a cultura, arte e literatura, além de incentivar estratégias para o exercício da cidadania.

Temos capacidade de atuar de forma construtiva em várias categorias transmitindo boas experiências e abrindo o coração.

Um abraço, Eliana Pontes Vitelli

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Ebrael Shaddai
    out 22, 2010 @ 12:10:37

    Oi Eliana!
    Vim conhecer seu blog, depois de ler suas palavras lindas de incentivo. Gostei muito da temática abordada por você.

    Já fui estudante de escola pública. Sei como é se sentir apenas um “aprendiz”, mas qual Paulo Coelho ou Drummond também não se sentiu assim também?? O aspirante a escritor, antes de tudo, tem de ter espaço para expressar, de forma livre, seus sentimentos. Conhecimentos de língua materna são essenciais, mas igualmente o desenvolvimento da riqueza emocional é importante. Um jovem com coração transbordante de ideais costuma ter um ótimo vocabulário. Como exemplo, poderia te recomendar a ler algumas de minhas crônicas (as mais antigas) e Poesias.

    Bom trabalho! Bjs!

    Responder

  2. Ana Maria Aparecida Gagliardi
    jan 14, 2011 @ 19:49:19

    Olá, Eliana! Finalmente, depois de tanto tempo, te encontrei e sou muito contente de saber que está bem e fazendo campanhas de incentivo à leitura, porque vejo que as pessoas, principalmente os jovens, estão sempre mais distantes dos livros e perdendo o interesse pela leitura e se aprofundando sempre demais na internet, com aquela linguagem terrível que induz aos erros de caligrafia. Tem toda a razão quando diz que a leitura deve ser prazerosa e nada melhor que pessoas como você para mostrar a esta gente que ler é sabedoria e prazer e não tortura como muitos pensam. Um forte abraço da tua velha amiga, se é que ainda se recorda de mim. Sucesso, menina, torço por você sempre.

    Responder

  3. Ana Maria Aparecida Gagliardi
    jan 14, 2011 @ 19:52:49

    Esqueci-me: quando puder envia-me um email. No momento estou sem blog, pois com as mudanças do windows live, resolvi dar uma pausa. Eu havia um blog de poesias, agora perdi até a inspiração, perdi tudo por culpa da microsoft e suas mudanças. O meu email: analulove2008@hotmail.com e para você se recordar melhor, sou Aninha da Secretaria da Saúde de São Paulo. Beijos

    Responder

Deixe um comentário

